ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Maio Amarelo: Paz no trânsito começa por você

16 de maio de 2024, por Leandro Perché

Lei proposta e aprovada na Câmara de Contagem garante ações educativas por mais segurança e menos acidentes de trânsito.

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa resolução deu origem à campanha mundial do Maio Amarelo, com o objetivo de colocar em pauta o tema da segurança no trânsito e mobilizar toda a sociedade – governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada – para engajar-se em ações de conscientização, educação e desenvolvimento de políticas públicas pela redução dos índices de mortes e feridos no trânsito.

No Brasil, as campanhas tiveram início há dez anos, e a Câmara de Contagem tem se engajado, todos os anos, nas ações, debates e propostas por um trânsito mais seguro. O Legislativo tem uma interlocução muito próxima com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon) e com conselhos municipais na busca por um trânsito mais sustentável.

Uma das principais iniciativas foi a Lei 5221/2022, desenvolvida pelos vereadores e aprovada em plenário, que institui a Política Municipal de Fomento à Educação para o Trânsito e Pilotagem com Segurança. Seu objetivo principal é desenvolver um trabalho sistemático de conscientização e educação para o trânsito desde a infância, nas escolas públicas e privadas, envolvendo também família, educadores, órgãos de trânsito, empresas e, de forma geral, motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e agentes de trânsito da cidade. Buscar, ainda, políticas públicas nesse sentido e melhoria na segurança das vias.

Além disso, essa legislação cria, em setembro, a Semana Municipal do Trânsito Camilla Mohana, para ampliar ainda mais as campanhas e ações contra os acidentes viários, com a temática “Educar para o Trânsito: Viva e Deixe Viver!”.

Outras proposições da Câmara nesse sentido são: Lei 5288/2022, que estabelece a Política Municipal de Mobilidade por Bicicletas; o Plano Diretor de Contagem, aprovado no ano passado, que traz importantes diretrizes de mobilidade, favorecendo a boa convivência entre veículos particulares, transporte público, pedestres e locomoção por bicicletas; e, mais recentemente, o Projeto de Lei 150/2023, aprovado neste mês, que institui, em setembro, a Semana Municipal de Conscientização e Proteção ao Ciclista.

Também se convertem em importantes ferramentas de busca por melhores condições de trânsito os requerimentos e indicações. Por meio deles, os vereadores apontam onde estão os problemas e quais as possíveis soluções para a TransCon e outros órgãos, como a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Somente neste ano, foram mais de 30 solicitações sobre o tema, incluindo sinalização, semáforos, recapeamento, entre outras questões relacionadas.

Campanha

As políticas públicas desenvolvidas na Câmara dão suporte para que a Prefeitura de Contagem realize as campanha do Maio Amarelo. Neste ano, estão sendo realizadas várias ações neste mês, como: pintura de faixas de pedestres; colocação de banners educativos pela cidade; teatros nas ruas; ações de conscientização em parques; Transitolândia Encantada nas escolas municipais; blitzes contra o cerol; além de várias palestras.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem