ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Contagem ganha 16 novas leis no mês de julho

23 de julho de 2019, por Leandro Perché

O mês de julho está movimentado em relação à legislação de Contagem. Até esta terça-feira (23/07), 12 novas leis e quatro novas leis complementares, aprovadas na Câmara Municipal entre o final do mês de maio e a primeira quinzena de julho, foram publicadas no Diário Oficial do Município, sendo assim sancionadas pelo Executivo.

Entre as leis, destacam-se quatro propostas por parlamentares. A Lei 5.016, de 22 de julho de 2019, de autoria do vereador Caxicó (PPS), com vistas à proteção do meio ambiente, proíbe o fornecimento e utilização de canudos plásticos por restaurantes, bares, lanchonetes e ambulantes. A Lei 5.015, publicada no mesmo dia, proposta por Pastor Itamar (PRB) e Alex Chiodi (SD), assegura a religiosos de quaisquer crenças o acesso a clínicas, ambulatórios, pronto atendimento, lares de idosos, casas de recuperação, para assistência a pacientes e familiares, quando solicitados.

As leis 5.007 e 5.008 foram sancionadas no dia 19 de julho. A primeira, proposta pelo presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), eleva o Jubileu de Nossa Senhora das Dores a patrimônio imaterial e cultural do município, preservando e valorizando uma das celebrações mais tradicionais do município. A segunda, de autoria do vereador José Carlos Gomes (Avante), institui o mês “Maio Laranja”, de combate ao abuso e à exploração sexual da criança e do adolescente, com a promoção de atividades de conscientização, prevenção e orientação sobre o assunto.

Todas leis complementares deste período são de iniciativa do poder Executivo, dentre as quais se destacam duas que beneficiam servidores públicos municipais. A Lei Complementar 279, de 02 de julho de 2019, que recebeu emenda parlamentar, concede o adicional de periculosidade aos agentes de operação e fiscalização da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon). E a LC 280, publicada no mesmo dia, contou com intensa participação dos vereadores, aumentando o nível na carreira de assistentes sociais, jornalistas e relações públicas.

Outra lei complementar sancionada foi a LC 281/2019. Ela propõe a adequação dos parâmetros do Programa Habitacional Morar Contagem às normas urbanísticas e regras aplicadas ao programa federal Minha Casa Minha Vida. Após muito debate, os vereadores aprovaram a matéria no final de maio com duas emendas que aprimoram a legislação, principalmente vinculando a liberação do Habite-se e Certidão de Baixa de Construção à instalação de rede de esgoto nos empreendimentos do programa.

Por fim, entre as leis propostas pelo Executivo, seis são voltadas para associação de Contagem a outros municípios e redes de apoio, com o objetivo de desenvolvimento conjunto de ações e políticas públicas. Desta forma, o município passa a fazer parte das seguintes associações: Governos Locais Pela Sustentabilidade (Iclei), Mercocidades, Associação Mineira de Municípios (AMM), Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba.

Veja mais notícias

Legislativo comemora anúncio de cirurgias cardíacas em Contagem

Os vereadores de Contagem participaram, na manhã deste sábado (12/07), da visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao Centro Materno Infanti...

12 de julho, por Leandro Perché

Vereadores participam de seminário sobre a reforma tributária

A Câmara de Contagem esteve representada na abertura do Seminário Intermunicipal Impactos da Reforma Tributária nos Municípios, realizado no audi...

11 de julho, por Leandro Perché

Primeiro semestre da Câmara registra recorde de projetos de lei

A Câmara de Contagem encerrou o primeiro semestre legislativo de 2025 na última semana, registrando um recorde de projetos de lei (PL) protocolados...

9 de julho, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem